Caracterização de Fluidos Complexos
O objetivo principal deste projeto é a geração de dados fundamentais para caracterização de fluidos complexos existentes no Pré-sal e em outros reservatórios no Brasil, e suas interações com outros fluidos (CO2, gás natural, água de injeção, polímeros, etc.). Assim, o desenvolvimento de capacitação técnica na UFRJ para análise e caracterização de fluidos complexos e seu comportamento sob condições de depleção e injeção é aqui proposta. Este desenvolvimento servirá de base para futuros projetos de P&D nas áreas de caracterização de fluidos, interação fluido-fluido, rocha-fluido, entre outras.
Esta iniciativa pretende colaborar para a independência do Brasil na área de pesquisa laboratorial de engenharia de reservatórios em atividades que atualmente vem sendo realizadas no exterior. Adicionalmente, este projeto objetiva prover os meios para aprimorar a infraestrutura experimental do LRAP (Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo), através da aquisição de equipamentos complementares ainda não disponíveis no laboratório – projeto de infraestrutura “Capacitação do Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo da COPPE/UFRJ para pesquisas experimentais avançadas em caracterização de fluidos complexos em condições de reservatórios de campos brasileiros”. Tais iniciativas promovem o desenvolvimento de pesquisas na área de recuperação avançada de petróleo, mais especificamente, na área de caracterização de fluidos complexos provenientes de reservatórios do Pré-sal brasileiro, mas não somente no contexto deste projeto, como também a longo prazo contemplando projetos de pesquisa futuros da indústria de petróleo no Brasil. Adicionalmente, este projeto visa prover meios para desenvolver uma efetiva e profícua integração da infraestrutura em pesquisa já existente na UFRJ e em outros institutos de pesquisa no Brasil que já estudam problemas de interesse em comum em engenharia de reservatórios.
Este projeto também está diretamente relacionado ao primeiro projeto de PD&I do LRAP, “Análise Experimental de Injeção Alternada de Água e Gás (WAG) para os Reservatórios Carbonáticos do Pré-sal”, provendo toda a caracterização de fluido necessária para análise das interações rocha-fluido e fluido-fluido, antes e após os experimentos de deslocamento de fluidos em meios porosos.